Certa vez, no culto, na hora do apelo, disse o pregador: _"A palavra desviado não está na Bíblia Sagrada."
Alguém que se afastou do caminho considerado certo é desviado. Este termo é o particípio passado de desviar, segundo o dicionário Porto Editora.
No aplicativo Bíblia JFA Offline, na Almeida Revista e Atualizada (ARA), de 1993, a pesquisa mostra cinco resultados para a palavra desviado. São quatro no Antigo Testamento: Gênesis 9.23, 1 Reis 2.28, Ezequiel 44.10 e Malaquias 2.8. E um no Novo Testamento: Tito 1.14.
Agora, com base em outras referências bíblicas, você confere cinco tipos de desviados.
1. Desviados de Deus
"Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim." Afirmação divina escrita pelo profeta Oseias (Os 11.7a).
Da primeira parte do versículo, duas expressões a observar.
Em primeiro lugar: na linguagem figurada, a expressão inclinar quer dizer que demonstra tendência, propenso, disposto.
Exemplo de disposição: Jonas. Deus disse ao profeta: "Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis." (Jn 1.2a,b; 1.3a).
Em segundo lugar: em hebraico, o vocábulo desviar (משׂבה, meshubah) significa afastamento, retorno, apostasia.
A seguir, uma citação para cada um dos sentidos do termo desviar.
"Para alguns de nós, a maior habilidade parece ser a de afastar-se do bom Pastor" (Geoffrey King).
"Cai nas profundezas maiores do inferno quem volta atrás" (Thomas Watson).
"A apostasia é uma perversão que conduz ao mal, depois de uma aparente conversão" (Timothy Cruso).
É isso aí.
2. Desviados dos mandamentos divinos
"Increpaste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos" (Sl 199. 21).
Esse verso identifica os desviados dos mandamentos de Deus: soberbos, aqueles que têm soberba.
A soberba é senhora. Observe o pedido do salmista a Deus contra ela: — "Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim" (Sl 19.13a).
Ao tornar-se senhora, ela faz mal ao escravo. A saber, o prejuízo é afastar o homem de algo santo, bom e justo. Essas são três qualidades do mandamento divino de acordo com o apóstolo Paulo (Rm 7.12).
No demais, o desviado de mandamento sagrado é amaldiçoado. Por que? Veja: "Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém" (Dt 27.26).
Veja mais: "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las" (Gl 3.10).
Enfim, se você fizer a petição do salmista, jamais afastar-se-á dos mandos sagrados.
3. Desviados da fé
O apóstolo Paulo aponta duas causas para o desvio da fé evangélica.
Primeira: cobiça. Observe 1 Timóteo 6.10: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."
Agora, verifique a expressão cobiça (ορεγομαι, orégomai) em grego:
1) Esticar-se a fim de tocar ou agarrar algo, alcançar ou desejar algo;
2) Entregar-se ao amor do dinheiro.
Depois de saber disso, enfim, é bom dizer que nem toda ambição desvia da fé.
Segunda: conhecimento falso.
"E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco" (1 Tm 6.20,21).
Com essas palavras, conforme Wiersbe, (2007, pp. 308 e 309), Paulo refere-se aos ensinamentos heréticos dos gnósticos. Os quais afirmam possuir "conhecimento espiritual especial". Isto é: mistura de cristianismo, misticismo oriental, filosofia grega e legalismo judaico.
Por último, a quantidade de justificativas para desviar-se da fé é a mesma para manter-se nela: não se entregar ao amor do dinheiro e evitar “abraçar” o saber errado.
4. Desviados da verdade
O apóstolo Paulo, como separados da verdade, cita dois falsos mestres.
Leia 2 Timóteo 2.17,18: "Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns."
É provável que o Himeneu mencionado em 2 Timóteo 2.17 seja o homem citado em 1 Timóteo 1.20. Fileto é mencionado apenas em 2 Timóteo 2.17.
O ato de falar da dupla é comparável ao câncer. "A linguagem deles corrói como câncer."
Em grego, o termo câncer (γαγγραινα, gaggraina) é gangrena. Isto é: enfermidade pela qual qualquer parte do corpo que sofre de inflamação, torna-se tão corrompida que, a menos que remédio seja oportunamente aplicado, o mal continua propagando-se, atinge outras partes, e por último corrói os ossos.
Assim sendo, o efeito da fala de Himeneu e Fileto é ruim. "E estão pervertendo a fé a alguns."
Analise a palavra perverter (ἀνατρέπω, anatrepó) em grego:
1) Derrubar, arruinar, destruir; 2) Subverter.
A partir disso, portanto, você percebe que o desviado da verdade, com o seu ensino, destrói a fé de alguns. Não de todos.
5. Desviados das transgressões
Desviar-se das transgressões é obedecer a Deus. Por intermédio do profeta Ezequiel, Deus ordenou a Israel: "Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões" (Ez 18.30b).
Essa ordem é dupla: converter e desviar.
É possível alguém se converter sem se afastar das próprias transgressões? Não! Primeiro: conversão. Depois, desvio. São duas palavras ligadas na ordenança divinal.
A saber, transgressão é o ato de transgredir. Isto é: ir além do que é permitido na lei, no caso, na de Deus. "Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei" (Tg 2.11).
No demais, a ordem é para desviar-se de algumas ou de todas as infrações? Desviar-se das violações dos outros ou das minhas?
Verdadeiramente, portanto, a conversão é distanciar-se de todas as próprias transgressões.
Considerações finais
Enfim, dado o exposto, percebe-se que a palavra desviado está na Bíblia Sagrada.
Dos cinco desviados, quatro pontos são negativos. A conhecer, os efeitos de desviar-se de Deus, dos mandamentos, da fé e da verdade são prejudiciais, maléficos, nocivos.
Um ponto é positivo. A saber, as consequências de desviar-se das próprias transgressões são proveitosas, bondosas, saudáveis. "E a iniquidade não vos servirá de tropeço." (Ez 18.30).
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